Higiene íntima na mulher e no homem

Oi pessoal! Vamos falar sobre higiene íntima, especialmente a vaginal e peniana.


A higiene da região genital é indispensável: evita infecções, inflamações, mau cheiro e desconforto. Entretanto, muitas pessoas fazem a higiene da maneira errada sem saber.

Para ficar mais fácil o entendimento, vou separar em higiene masculina e feminina:


Higiene Íntima Feminina

A higiene inicia a cada uso do sanitário: sempre devemos lavar as mãos antes de usar o banheiro – mãos sujas contaminam a vagina e a uretra.

O papel higiênico deve ser usado da frente para trás (da vagina em direção ao ânus), e não o contrário – deste modo evitamos que bactérias da região anal entrem em contato com a vagina e a uretra!

Ao lavar a região, lave os grandes e pequenos lábios, de forma delicadanunca introduza sabão ou água no canal vaginal. Não use duchas vaginais! A lavagem excessiva da vagina retira sua proteção natural (bactérias benéficas que compõe a chamada flora vaginal).

Atualmente, o sabonete íntimo tem o pH balanceado, específico para a região íntima feminina. Antigamente o sabonete íntimo tinha o pH neutro, sendo que a vagina é ácida. Portanto você pode usar o sabonete íntimo, desde que não introduza dentro do canal vaginal. Procure sempre os que tem registro na Anvisa e são testados dermatologicamente e ginecologicamente. Em caso de irritação suspenda o uso e procure o médico ginecologista.

Prefira calcinhas de algodão, em que o suor transpira melhor. Dormir sem calcinha é recomendável.

Não fique com o biquíni ou roupa íntima molhada! As bactérias patogênicas, ou seja, bactérias que causam infecções adoram ambiente quente e úmido.

Durante o período menstrual, troque o absorvente a cada 3-4 horas, mesmo com pouco fluxo menstrual (absorvente deixa o ambiente quente e úmido, perfeito para bactérias patogênicas). Não use absorventes sem necessidade.

Sobre a depilação: os pelos deixam a região quente e úmida, ambiente favorável para bactérias e fungos. Portanto, a depilação é liberada. Se você não gosta de depilar tudo, apare os pelos.


Obs.: 
  • As duchas vaginais só devem ser usadas com prescrição do profissional de saúde!
  • Nunca use “receitas caseiras” para realizar a higiene, como bicarbonato de sódio, limão, etc. Procure sempre o profissional de saúde. Medicamentos devem ser sempre receitados pelo médico!




Higiene Íntima Masculina

Você sabia que o câncer de pênis é causado pela má higiene? Lave o pênis da maneira correta: utilize água e sabão e lave toda a região, especialmente a glande (cabeça do pênis), onde há o esmegma – secreção esbranquiçada da região – que deve ser retirado. Não esqueça de lavar o saco escrotal, incluindo regiões abaixo dele.

Lave o pênis diariamente e imediatamente após as relações sexuais e/ou masturbação. Os resquícios de sêmen, secreções e lubrificantes criam ambiente para infecções.

Lave as mãos antes de ir ao banheiro – as bactérias presentes na mão contaminam a uretra, causando infecções.

Enxugue o pênis com papel higiênico após urinar – isso evita infecções.

Apare os pelos da região – pelos predispõem à proliferação de fungos.

Prefira usar cuecas de algodão, que transpiram melhor.


Entenderam direitinho? Dúvidas? Perguntem!

Até a próxima,

Bianca Herbe