Sexo durante a gestação: pode ou não pode?

Oi pessoal tudo bem?

Hoje foi falar sobre a sexualidade durante o período da gestação, assunto que gera muitas dúvidas. Vamos lá:


Infelizmente ainda hoje é forte a ideia de que durante a gestação a mulher não pode ter relações sexuais. Algumas pessoas acreditam que a penetração do pênis pode machucar o feto ou causar aborto.

Entretanto, não há evidências para não manter a prática sexual durante a gestação. Aliás, durante o período gestacional é indicado manter relações sexuais, pois mantém a intimidade do casal e melhora a autoestima da mulher, dentre outros benefícios.


“Mas não machuca o bebê?”

Não! O feto está dentro da bolsa amniótica, que por sua vez está bem protegida dentro do útero. Veja bem: na relação sexual, o pênis não entra no útero, e sim na vagina. Vou colocar uma figura para ficar mais claro:


Como podemos ver, o útero fica fechado. Portanto, o pênis não tem nenhum contato com o feto.

Aproveitando a imagem: viram como a bexiga urinária fica comprimida? Isso explica porque as gestantes fazem tanto xixi! E o assoalho pélvico suportando esse peso todo? Já falamos disso em um post anterior, dê uma olhada!


“Quando a relação sexual é contra-indicada?”

Quando o médico(a) proibir! Isso só vai acontecer caso seja uma gestação de alto risco ou tenha alguma outra alteração no útero, placenta, etc.


“E quanto às posições? Pode qualquer uma?”

Sobre as posições sexuais vai depender do conforto materno. Quando a barriga já está grande algumas posições ficam mais difíceis. Vale lembrar também que não é indicado a mãe ficar deitada reta na cama de barriga para cima (também já comentei em outro post!).

Portanto, use a imaginação!


“Mas eu tenho desconforto ao ter relações sexuais...”

Que tipo de desconforto? Dor? Falta de lubrificação? Medo? Bom, todas essas “causas” do desconforto tem solução!

Se for apenas medo, fique tranquila, agora você já sabe que não há problema em ter relações sexuais estando grávida. A dor durante a relação é chamada de “dispareunia”, e a fisioterapia pélvica trata com grandes resultados. Já a falta de lubrificação é facilmente resolvida com a utilização de géis lubrificantes a base de água (sempre use a base de água!) que podem ser encontrados em qualquer farmácia e até mesmo em supermercados.


E depois que o bebê nascer? Quando posso voltar a ter relações sexuais?

Isso depende de alguns fatores, como o tipo de parto, complicações no parto, saúde materna ao longo da gestação, entre outros. Geralmente o médico(a) libera a relação sexual quando a mulher estiver pronta. Há mulheres que retornam já com 15 dias (sem penetração do pênis), outras levam 30 dias, pois como eu disse isso depende.

O que não dá é para ficar seis meses sem ter relações sexuais, como acontece com algumas mulheres!

Importante lembrar que, neste retorno, a relação sexual deve ser gradativa, ou seja, nos primeiros dias pode não haver penetração peniana e depois ir aumentando o ritmo, até chegar a ser como era antes. Vá com calma! Importante é ter prazer.

Beijão, até a próxima


Bianca Herbe