Consciência perineal

Oi gente, tudo bem? Hoje vou falar sobre a consciência perineal, ou seja, a percepção da região do períneo, o assoalho pélvico. 




Muitas mulheres (e até mesmo homens!) sofrem com disfunções sexuais, miccionais e fecais, ou seja, as disfunções do assoalho pélvico. Exemplos disso é o vaginismo, anorgasmia, incontinência urinária e fecal, entre outros. Em vários casos estas disfunções são causadas por fraqueza do assoalho pélvico e assincronias desta região (contrair e / ou relaxar de maneira incorreta estes músculos). 

Para melhorar estas condições é indicado exercícios para o assoalho pélvico, que devem ser orientados pelo fisioterapeuta pélvico. Entretanto, de nada adianta iniciar este treinamento se a pessoa não tem a consciência do períneo, ou seja: não reconhece esta musculatura. 

Para isto, antes dos exercícios ou qualquer outro tipo de terapia, devemos realizar o trabalho de percepção perineal: a pessoa precisa sentir e localizar os músculos que deseja trabalhar com exercícios de fortalecimento. 

Então vamos a algumas dicas de atividades de percepção perineal: 


- Uso de Espelho: 

Mulheres: sentada, com as pernas afastadas, contraia a o períneo, como se quisesse segurar um pum ou estivesse prendendo o xixi. A contração estará correta se a vagina “encolher” e subir, como se fosse “sugada para dentro”. 

Homens: do mesmo modo, porém focando no ânus. 


- Uso dos Dedos: 

Mulheres: Deitada, introduza 1 ou 2 dedos na vagina, cerca de 3 a 5 cm para dentro (Os dedos devem estar limpos e com as unhas curtas!). Contraia o períneo (como se quisesse segurar um pum ou prender o xixi). A contração estará correta se os dedos forem apertados e puxados para cima. 

Homens: podem sentir a contração do assoalho pélvico colocando o dedo por baixo do saco escrotal. A contração correta é quando tem-se a sensação de que a região sobe. 


ATENÇÃO: não contraia, juntamente com o assoalho pélvico, a barriga, o bumbum e/ou as coxas. O assoalho pélvico deve ser contraído sozinho, sem auxílio de outros grupos musculares! 


Há ainda outras formas de trabalhar a consciência perineal, como o uso de vibradores ou bolinhas tailandesas. Porem, para iniciar o trabalho, estas duas técnicas são suficientes. 


Você tentou e mesmo assim não conseguiu sentir a contração perineal de jeito nenhum? Procure seu fisioterapeuta pélvico! 


Espero ter ajudado!

Bianca Herbe