Sobre Fisioterapia Pélvica



Segundo a Associação Brasileira de Fisioterapia Pélvica (ABFP):

"A Fisioterapia Pélvica é reconhecida mundialmente, envolve o estudo, prevenção e tratamento dos distúrbios cinético-funcionais intercorrentes na pelve humana. Com destaque para as disfunções pélvicas, anorretais, urinárias e sexuais, na mulher, homem e criança. O termo uroginecologia não define todas as disfunções e não inclui o sexo masculino. "


Ou seja, a Fisioterapia Pélvica, anteriormente denominada Fisioterapia Uroginecológica, trata e previne as disfunções do assoalho pélvico - grupo muscular localizado no fundo da pelve, entre a vagina e ânus nas mulheres e pênis e ânus nos homens.

O assoalho pélvico tem três funções principais:

- Sustentação dos órgãos pélvicos;
- Continência urinária e fecal;
- Sexual

Além da função obstétrica (gestação e parto).

Sendo um grupo muscular, o assoalho pélvico necessita ter força, resistência, coordenação motora, potência, flexibilidade e tônus adequado para realizar suas funções. Quando um desses itens está alterado, temos as disfunções do assoalho pélvico.


São disfunções do assoalho pélvico:

- Miccionais: Incontinência e retenção urinária;
- Anorretais (coloproctológicas) Incontinência fecal e constipação intestinal;
- Prolapsos Genitais: Descida dos órgãos pélvicos (mais conhecido: "bexiga caída");
Sexuais: Alteração de prazer sexual e orgasmo, ejaculação rápida e retardada, disfunção erétil, dor gênito-pélvica associada à penetração (vaginismo/dispareunia).

Há ainda o trabalho no pré e pós operatório de cirurgias uroginecológicas, tratamento de dor pélvica crônica e cuidados com o assoalho pélvico no parto, intra-parto e pós-parto.


Por ser uma área específica da fisioterapia, é necessário que o fisioterapeuta tenha cursos de especialização na área, e recomendado que seja membro da Associação Brasileira de Fisioterapia Pélvica (ABFP) ou da Associação Brasileira de Fisioterapia na Saúde da Mulher (ABRAFISM), garantindo o trabalho adequado à condição do paciente.

Sobre os recursos utilizados, consulte a postagem: "Fisioterapia Pélvica: que recursos terapêuticos utiliza?" Link: http://biancaherbe.blogspot.com.br/2015/06/fisioterapia-pelvica-que-recursos.html