Direitos Sexuais

Oi pessoal, tudo bem?

Hoje vou falar sobre os direitos sexuais.Você sabe quais são eles? Aliás, sabia que existiam direitos sexuais?

Saúde sexual é um direito humano básico, e merece atenção! A sexualidade é parte integrante da nossa personalidade, e está presente desde o nascimento até a morte.

Bom, na verdade eu vou copiar um texto de Carolina Freitas, que é Mestre em Psicologia pela Universidade Católica de Brasília, Psicóloga, Psicopedagoga, Sexóloga, Especialista em Educação Sexual. Terapeuta Sexual pelo Centro de Sexologia de Brasília CESEX, Membro associado à Sociedade Brasileira de Estudos em Sexualidade Humana SBRASH.


O texto original está no site Sexo Sem Dúvida: http://sexosemduvida.com/conheca-os-direitos-sexuais/

Aproveitem a leitura!



Conheça os Direitos Sexuais

Em 1999, a Declaração dos Direito Sexuais foi aprovado pela WAS (World Association for Sexology), no XV Congresso Mundial de Sexologia. Importante saber que os Direitos Sexuais são Direitos Humanos universais baseados na liberdade, dignidade e igualdade para todos os seres humanos.

Declaração dos Direitos Sexuais

O Direito à Liberdade Sexual
A liberdade sexual diz respeito à possibilidade dos indivíduos em expressar seu potencial sexual. No entanto, aqui se excluem todas as formas de coerção, exploração e abuso de qualquer época ou situações de vida.

O Direito à Autonomia, Integridade Sexual e à Segurança do Corpo Sexual
Este direito envolve a habilidade de uma pessoa em tomar decisões autônomas sobre a própria vida sexual num contexto de ética pessoal e social. Também inclui o controle e prazer de nossos corpos livres de tortura, mutilação e violência de qualquer tipo.

O Direito à Privacidade Sexual
O direito às decisões individuais e aos comportamentos sobre intimidade desde que não interfiram nos direitos sexuais dos outros.

O Direito à Liberdade Sexual
Liberdade de todas as formas de discriminação, independentemente do sexo, gênero, orientação sexual, idade, raça, classe social, religião, deficiências mentais ou físicas.

O Direito ao Prazer Sexual
Prazer sexual, incluindo autoerotismo, é uma fonte de bem estar físico, psicológico, intelectual e espiritual.

O Direito à Expressão Sexual
A expressão sexual é mais que um prazer erótico ou atos sexuais. Cada indivíduo tem o direito de expressar a sexualidade através da comunicação, toques, expressão emocional e amor.

O Direito à Livre Associação Sexual
Significa a possibilidade de casamento ou não, ao divórcio, e ao estabelecimento de outros tipos de associações sexuais responsáveis.

O Direito às Escolhas Reprodutivas Livres e Responsáveis
É o direito em decidir ter ou não ter filhos, o número e o tempo entre cada um, e o direito total aso métodos de regulação da fertilidade.

O Direito à Informação baseada no Conhecimento Científico
A informação sexual deve ser gerada através de um processo científico e ético e disseminado em formas apropriadas e a todos os níveis sociais.

O Direito à Educação Sexual Compreensiva
Este é um processo que dura a vida toda, desde o nascimento, pela vida afora e deveria envolver todas as instituições sociais.

O Direito à Saúde Sexual
O cuidado com a saúde sexual deveria estar disponível para a prevenção e tratamento de todos os problemas sexuais, preocupações e desordens.


Espero que tenham gostado.

Até mais,
Bianca Herbe