PARA QUE SERVE: Bolinhas Tailandesas e Ben Wa

E aí gente tudo certinho? Hoje vou falar as famosas bolinhas tailandesas e Ben Wa.




Disponível em tamanhos pequeno, médio e grande, o colar é composto por 2 ou mais bolinhas, geralmente sendo 5 no total. O objetivo básico é o treino do assoalho pélvico, especialmente para o ganho de coordenação motora.

As bolinhas tem sua origem no pompoarismo, técnica oriental antiga que objetivava a melhora do desempenho sexual. Hoje o pompoarismo tem alguns outros objetivos, mas em outro post falo dele.

Os treinos consistem em sugar e expulsar as bolinhas da vagina, de forma sincrônica, utilizando a força do assoalho pélvico e força leve dos abdominais na fase de expulsão. Há alternância entre contrações fortes, médias e fracas. 

Há algumas bolinhas que tem pesinhos de chumbo em seu interior. Com isso a bolinha faz uma pequena vibração. Ao colocar na vagina e se movimentar, essa pequena vibração "acorda" a musculatura do assoalho pélvico. Geralmente são duas bolinhas unidos por um cordão e são chamadas de "ben wa"



Para a realização correta dos exercícios é recomendada a orientação profissional de um fisioterapeuta pélvico, pois ele irá prescrever corretamente o tipo de exercício para cada caso e corrigir os movimentos realizados. O treinamento é feito dentro do consultório individual, sem presença de outras pessoas, de forma personalizada.


A coordenação motora é fundamental ao assoalho pélvico, pois a correta contração muscular evita e trata todas as disfunções pélvicas (urinárias, fecais, sexuais, prolapsos) e nos auxilia no ganho de força muscular.


Gostou? Quer treinar o assoalho pélvico com as bolinhas? Tem dúvidas? Procure seu fisioterapeuta pélvico. Deixe seus comentários ou me mande um e-mail!


Beijos, até mais


Bianca Herbe