Anatomia Feminina bem explicadinha!

Oi pessoal! Tudo bem? Tenho observado que muitas mulheres não conhecem seu próprio corpo, sua anatomia. E algumas até procuram, mas tem dificuldade de entender porque as palavras usadas nos livros e sites são, às vezes, de difícil entendimento. Então resolvi escrever esse post: anatomia feminina explicadinha, numa linguagem fácil. Vamos aprender?

A anatomia feminina que quero mostrar é o sistema urinário e o sistema genital. Ou seja: a parte urinária e parte genital (reprodutora e sexual).


SISTEMA URINÁRIO

O sistema urinário é o sistema que filtra nosso corpo, tirando as impurezas e formando a urina. Por isso é também chamado de sistema excretor. É formado por:

  • 2 Rins – Servem para filtrar o sangue e formar a urina
  • 2 Ureteres – Servem para levar a urina dos rins à bexiga urinária
  • 1 Bexiga Urinária – Serve para armazenar a urina
  • 1 Uretra – Serve para levar para fora do corpo a urina da bexiga 


Sistema Urinário

Homens e mulheres tem os mesmos órgãos do sistema urinário.


SISTEMA GENITAL FEMININO

O sistema genital é o sistema responsável pela reprodução (gravidez e parto) e pelo prazer sexual. O ser humano não tem relações sexuais apenas com o objetivo de se reproduzir, mas sim de ter prazer.

É formado pelos seguintes órgãos:

  • 2 Ovários – Servem para fabricar os óvulos (células para a fecundação)
  • 2 Tubas Uterinas (ou trompas) – Servem para que o óvulo saia do ovário e chegue ao útero para ser fecundado
  • 1 Útero - Serve para formar um novo ser humano – ou seja: engravidar
  • 1 Vagina – Serve para receber o pênis. É o órgão da cópula (relação sexual). É um canal interno.
  • Grandes Lábios e Pequenos Lábios – Ficam na região externa da vagina. Chamamos essa região de “vulva”. Na verdade, o que as pessoas chamam de "vagina" é na verdade a "vulva"
  • 1 Clitóris – A única função do clitóris é dar prazer sexual! Ele tem uma pontinha externa (glande do clitóris) mas a maior parte dele (os corpos) fica por dentro da vagina. Na verdade, o clitóris é como se fosse um “pênis em miniatura” (falarei melhor dele em outro post)
  • Glândulas – Ao redor da vagina há glândulas que produzem secreção para lubrificar a vagina, evitando infecções e melhorando o deslizamento do pênis na relação sexual
Sistema genital feminino

Sistema genital feminino

Sistema genital feminino - órgãos externos



Estes órgãos são exclusivos das mulheres! Homens tem outros órgãos genitais.


COMO ACONTECE A GRAVIDEZ?

Todo mês a mulher libera um óvulo de seus ovários. O óvulo fica à espera do espermatozoide, liberado pelo pênis masculino durante a ejaculação (na verdade o homem libera milhões de espermatozoides, mas apenas um deve chegar ao óvulo).
Quando o espermatozoide encontra o óvulo ocorre a fecundação. A partir daí essa célula-ovo é implantada no útero, e assim ocorre a gravidez.

Fecundação: espermatozoide atingindo um óvulo

Caso não aconteça uma relação sexual, o óvulo é descartado e o útero descama sua parede interna (chamada de endométrio), ocorrendo um sangramento. Isso é chamado de menstruação.



MAS E O ASSOALHO PÉLVICO, ONDE FICA?

O assoalho pélvico é um grupo muscular formado que fica na região do fundo da pelve. É dele a função de segurar e manter no lugar certo todos esses órgãos comentados, segurar e liberar a urina e as fezes e garantir prazer sexual e orgasmo. Como já falei bastante sobre o assoalho pélvico nesse blog, não vou me estender muito aqui.


Pessoal, é claro que aqui a anatomia está super mega reduzida e com uma linguagem bem simples. Mas a ideia é essa: que vocês compreendam pelo menos um pouquinho seu próprio corpo.


Espero ter ajudado!

Bianca Herbe