É possível curar o vaginismo?

Oi pessoal tudo bem? Já escrevi aqui sobre o vaginismo, mas hoje vou falar novamente nele, pois é a dúvida de muitas mulheres. vamos lá!


É POSSÍVEL CURAR O VAGINISMO?

Primeiro, vamos lembrar o que é vaginismo: é quando acontece uma contração dos músculos do assoalho pélvico e o canal vaginal é fechado. Com isso a mulher não consegue ser penetrada, seja pelo pênis, por dedos, espéculo de exame ginecológico, e outros objetos. - Leia mais sobre vaginismo no post https://biancaherbe.blogspot.com.br/2014/09/vaginismo.html

Mas respondendo à pergunta: SIM, o vaginismo é 100% curável! E não importa se é primário ou secundário. A Fisioterapia Pélvica é essencial no tratamento do vaginismo.

Mas atenção:

Para ter sucesso a paciente deve seguir rigorosamente o tratamento! Não vale faltar sessões (salvo em casos urgentes, mas a sessão deve ser remarcada logo) ou não realizar os exercícios que o fisioterapeuta pede para fazer em casa! Também não adianta comprar objetos como dilatadores vaginais e vibradores e tentar usar sozinha a fim de curar o vaginismo, pois dificilmente resolverá o problema. 



O plano de tratamento do fisioterapeuta é específico para seu caso, baseado na avaliação fisioterapeutica que foi realizada em você, e deve ser seguido. Caso você se sinta desconfortável, basta conversar com o fisioterapeuta, que procurará o melhor recurso fisioterapêutico para você!


A fisioterapia não dispensa o acompanhamento de outros profissionais, como psicólogos especialistas em Sexualidade Humana e médicos ginecologistas. O trabalho é em equipe, garantindo assim a total resolução do problema.


Consulte sempre o Fisioterapeuta Pélvico (também chamado de Fisioterapeuta Uroginecológico ou fisioterapeuta na Saúde da Mulher), ou seja, o fisioterapeuta especializado nessa área.

Até a próxima,

Bianca Herbe