Perda de urina durante a atividade física

Oi gente, tudo bem? Hoje vou falar sobre a perda urinária em pessoas que praticam atividade física. Vamos lá!


A cada dia cresce o número de pessoas que praticam atividade física regular. E isso é ótimo! A atividade física traz inúmeros benefícios para a saúde em geral.

No entanto, alguns exercícios, especialmente os de alto impacto, podem prejudicar um grupo muscular desconhecido de grande parte das pessoas: o assoalho pélvico (períneo).


Modalidades que contem saltos, pulos, agachamentos e levantamento de pesos (por exemplo cross fit, jump, treinamento funcional e outros) causam  um aumento da pressão abdominal, o que “empurra” o assoalho pélvico para baixo e junto com ele a bexiga urinária. Por isso, é comum a perda de urina durante essas atividades. Com a passar do tempo, a perda urinária vai aumentando, podendo ter juntamente os prolapsos genitais – descida dos órgãos pélvicos, como “bexiga baixa”.

LEMBRE-SE: Perder urina não é normal! Em nenhuma hipótese! Quando perdemos uma gota de urina já estamos com uma disfunção no assoalho pélvico, e a tendência é piorar se não tratada.

Mas e aí? Devo parar com a atividade física então?

NÃO!

O que se deve fazer é o treinamento muscular do assoalho pélvico com um fisioterapeuta pélvico e diminuir atividades de alto impacto. Algumas modalidades podem ser simplesmente adaptadas, causando menos impacto ao assoalho pélvico.

Com o treinamento muscular do assoalho pélvico realizado pelo fisioterapeuta e orientações sobre a contração perineal correta durante a atividade física, evitamos incontinência urinária e prolapsos genitais, e cuidamos da nossa saúde de forma integral.

Dúvidas? Perguntem!

Beijos,

Bianca Herbe