Fisioterapia Pélvica: Mitos e Verdades

Olá pessoal! Hoje vou falar alguns mitos sobre a Fisioterapia Pélvica e mostrar a verdade! Vamos começar?


Fisioterapia Pélvica é somente para tratar incontinência urinária

Mito! A fisioterapia pélvica trata e previne as disfunções do assoalho pélvico, trabalhando exclusivamente com o grupo muscular que se localiza na região pélvica – entre ânus e vagina/pênis.

As disfunções do assoalho pélvico são: miccionais (ex.: incontinência e retenção urinária), anorretais (ou coloproctológicas, como incontinência fecal e anismo), sexuais (ex.: dor gênito pélvica relacionada à penetração, disfunção de prazer e orgasmo, ejaculação rápida e retardada, disfunção erétil) e prolapsos (descida dos órgãos pélvicos).  
(Ver post "Fisioterapia Pélvica: o que faz?"http://biancaherbe.blogspot.com.br/2014/08/fisioterapia-pelvica-o-que-faz.html )


Fisioterapia Pélvica é apenas para mulheres adultas

Mito! A fisioterapia pélvica trata homens e mulheres de todas as faixas etárias!

Todo mundo tem assoalho pélvico não é mesmo? Então todo mundo se beneficia da fisioterapia pélvica!



Qualquer fisioterapeuta pode tratar o assoalho pélvico

Para ser um fisioterapeuta pélvico é necessário cursos de formação e especialização na área – portanto, não é qualquer fisioterapeuta que vai tratar do assoalho pélvico.

O assoalho pélvico, apesar de ser um grupo muscular com as mesmas características de todos os outros grupos musculares do corpo, tem suas particularidades. A região a ser tratada é delicada. Por isso, a formação específica do fisioterapeuta pélvico é fundamental.

Não entregue seu assoalho pélvico a qualquer profissional. Exija especialização em Fisioterapia Pélvica!


Fisioterapia Pélvica é somente exercícios de Kegel e/ou Pompoarismo

Mito! A fisioterapia pélvica conta com uma ampla gama de recursos para tratar e prevenir as disfunções pélvicas: além de exercícios de contração e relaxamento simples, contamos com aparelhos de eletroterapia (com parâmetros e correntes diferenciadas para cada caso), biofeedback (eletromiográfico ou pressórico), cones vaginais, bolinhas tailandesas, dilatadores vaginais, gelo, compressas quentes, e vários outros.

A fisioterapia pélvica faz um trabalho personalizado para cada paciente, por isso os recursos utilizados diferem de uma pessoa para outra!


Somente fisioterapeutas mulheres vão para a área da Fisioterapia Pélvica

Mito! Há muitos homens atuando nesta área. Aliás, os grandes nomes da fisioterapia pélvica são homens.


E aí pessoal, esclareceram suas dúvidas? Tem algum outro mito que você gostaria de esclarecer?

Beijos,

Bianca Herbe