Fisioterapia Pélvica na ejaculação precoce

Oi pessoal! Vamos falar hoje sobre ejaculação precoce e como a fisioterapia atua nesses casos, de forma rápida e clara (porque eu sei que texto longo ninguém lê!). Vamos lá!




A ejaculação precoce (EP), também chamada de rápida ou acelerada, é chamada assim quando acontece logo no início da atividade sexual. Portanto, a ejaculação que ocorre entre 0 e 3 minutos é considerada precoce.

Várias são as causas da EP, incluindo fatores orgânicos e psicológicos. O fator estresse é muito importante. Se a EP acontecer eventualmente, é provável que seja apenas estresse ou ansiedade. Entretanto, se acontecer repetidas vezes, deve-se procurar tratamento. As primeiras experiências sexuais da pessoa e a educação sexual que ela recebeu também refletem no tempo de ejaculação.

Se um homem acredita que tem EP, deve procurar um médico urologista para descartar fatores orgânicos, como níveis hormonais, diabetes e outras questões clínicas. Paralelo a isso pode procurar o psicoterapeuta que irá trabalhar questões psicológicas (como ansiedade) e o fisioterapeuta pélvico (uroginecológico).


Mas afinal, para que procurar o fisioterapeuta?

Para trabalhar o assoalho pélvico!

Muitas vezes um dos fatores da EP é o desconhecimento do paciente em relação à sua anatomia. A condição muscular do assoalho pélvico também influencia na ejaculação. E é aí que o fisioterapeuta vai atuar.

Através de exercícios de coordenação e fortalecimento, uso de eletroterapia, entre outros recursos, a fisioterapia irá melhorar a função muscular pélvica e educar o paciente quanto às fases da resposta sexual, incluindo a ejaculação e orgasmo.

Se o fisioterapeuta tiver conhecimentos em sexologia humana (ou seja, se o fisioterapeuta for sexólogo), durante o tratamento será abordado de forma mais profunda questões sobre a educação sexual que o paciente recebeu desde a infância e o paciente irá entender como as experiências sexuais anteriores afetaram sua vida sexual atual.


Mas há outra questão muito importante:

Às vezes o homem ejacula no momento certo, mas a parceira demora muito para chegar ao orgasmo, e acha que o homem tem ejaculação precoce! Neste caso, quem deve buscar tratamento é a mulher!


Ficou mais claro o assunto agora? 

Bianca Herbe