Treino muscular do assoalho pélvico

Oi gente, tudo bem? Vamos conversar hoje sobre o treino muscular do assoalho pélvico!


ATENÇÃO: esta postagem tem caráter informativo. Procure o fisioterapeuta pélvico para realizar o treinamento de maneira segura e adequada à sua condição muscular!


Já comentei aqui antes que o assoalho pélvico é um conjunto de músculos, ligamentos e fáscia que ficam no fundo da pelve, fechando os ossos – por isso chamamos de “assoalho”, pois funciona como um chão para os órgãos pélvicos!




Estes músculos, que são iguais a qualquer outro músculo esquelético (músculos dos braços, das pernas, do abdômen, etc), também precisam ser trabalhados e treinados. Um assoalho pélvico fraco leva a disfunções miccionais e fecais (incontinência urinária e fecal), sexuais (diminuição de prazer, falta de orgasmo, ejaculação precoce), e prolapsos (descida dos órgãos, como bexiga caída).


Mas como se treina estes músculos?
  
Basicamente, através de contração e relaxamento.

Contração correta: deitada, contraia o ânus e/ou vagina, como se estivesse prendendo gases. O ânus/vagina deve fechar e subir (Ver post sobre consciência perineal).

  
Somente após aprender a contração correta, faça o exercício (o exercício é uma sugestão):

Inicialmente: Contraia e segure durante 3 segundos. Relaxe durante 6 segundos. Repita 10x, três vezes ao dia.

Conforme você vai acostumando, pode aumentar o tempo em que segura a contração e fazer 2x ao dia.


No consultório de fisioterapia pélvica o treinamento é individualizado, e o exercício é adaptado à sua condição muscular (grau de força, tensão, etc), ao seu objetivo (ganhar mais força, resistência, coordenação, etc) e muitas vezes é incrementado com uso de cones vaginais, bolinhas tailandesas (foto), etc (ver postagens anteriores sobre estes recursos).


PROCURE SEU FISIOTERAPEUTA PÉLVICO E INICIE JÁ SEU TREINAMENTO! QUANTO MAIS TARDE, MAIS FRACO O ASSOALHO PÉLVICO FICA! 


Abraços, até o próximo post ;)

Bianca Herbe