Uso do EPI-NO na gestação

Olá pessoal tudo bem? Hoje vou falar de um aparelhinho alemão que está fazendo sucesso com as gestantes nos consultórios de fisioterapia obstétrica. Chama-se Epi-no modelo Delphine Plus.




O Epi-no nada mais é que um aparelho de biofeedback que serve tanto para fortalecer a musculatura pélvica durante a gestação e pós parto como para alongar (dilatar) a musculatura vaginal, proporcionando um parto normal sem cortes (episiotomia). Legal não é?

Para isso, o balonete (balãozinho de silicone azul) é introduzido na vagina e inflado. Para fortalecer a musculatura não precisa inflar tanto, mas se o objetivo for o alongamento vaginal e simular o parto ele é inflado até o tamanho de uma cabeça de bebê! 


Quadro 1: Balonete pouco inflado, para treinar o assoalho pélvico. Quadro 2: Balonete inflado, para alongar a musculatura vaginal. Quadro 3: Parto normal. Nota-se que o balonete totalmente inflado tem o tamanho aproximado da cabeça do bebê

O treinamento é gradual, e não há dor ou desconforto. 

Independente do tipo de parto (normal ou cesárea) o assoalho pélvico deve ser trabalhado, prevenindo e tratando disfunções pélvicas (incontinências urinária e fecal, prolapsos, dores na relação sexual, falta de prazer sexual, entre outras). Mas se o parto for normal é indispensável o trabalho de alongamento vaginal. Se este trabalho não for realizado, a musculatura perineal não terá elasticidade para a cabeça do bebê passar, o que levará à necessidade de episiotomia (corte na região), prejudicando o assoalho pélvico.


Mas trabalhar alongamento vaginal não promove parto prematuro? Não prejudica o bebê?

Não e não! A musculatura trabalhada é vaginal, não trabalhando útero. A dilatação uterina ocorre durante o trabalho de parto de forma natural!

ATENÇÃO: use SOMENTE conforme orientação do seu fisioterapeuta pélvico ! Jamais use qualquer dispositivo na região perineal sem consultar o fisioterapeuta pélvico .


Entenderam pessoal? Dúvidas? Perguntem!

Beijos,

Bianca Herbe