Xixi na cama... Meu filho faz! (enurese noturna)

Olá pessoal!

Essa semana vou falar sobre a enurese noturna, o famoso “xixi na cama” infantil. Porém, ao invés de texto, vou postar no formato perguntas e respostas, para facilitar a leitura. Então, vamos lá!



É normal a criança fazer xixi na cama? Até que idade?

Conforme vai crescendo, a criança vai amadurecendo os sistemas de seu corpo. Entretanto, o sistema urinário é um dos últimos a ter esta maturação. Por isso, até os quatro anos e meio é considerado normal a criança ter perda de urina durante a noite (enurese noturna) ou mesmo durante o dia (incontinência urinária). A partir desta idade, a criança deve ter controle voluntário da urina.


Meu filho tem mais de cinco anos e faz xixi na cama. Por quê?

A causa real da enurese noturna não é bem esclarecida, mas sabe-se que fatores como hereditariedade, alteração neurológica, anatômica ou psicológica estão envolvidos.


Qual a repercussão que a enurese tem na vida da criança? Por que devo tratar a enurese?

Crianças que fazem xixi na cama tendem a ser mais retraídas e tímidas, afetando seu desenvolvimento interpessoal, essencial nesta faixa etária. Além disso, quando adultas elas podem ter incontinência urinária.


Meu filho faz xixi na cama. O que eu faço?

Procure um médico e um fisioterapeuta especializado na área, e faça o tratamento proposto.


Não brigue com a criança, estimule-a a melhorar!


Como a fisioterapia pode ajudar na enurese noturna?

A Fisioterapia irá trabalhar os músculos que seguram a bexiga e os órgãos da região no lugar certo, o chamado “assoalho pélvico”. Estes músculos tem função importante no controle da urina. Além disso, irá utilizar a eletroestimulação, que consiste de pequenos choques na região lombar ou na perna para estimular os nervos que suprem a bexiga urinária. A criança sente apenas um formigamento leve, e muitas vezes, dorme durante a sessão. São também ensinados hábitos saudáveis para evitar que a criança tenha vontade de fazer xixi a noite. 


Enurese noturna tem tratamento! Procure seu fisioterapeuta pélvico!



Até a próxima!

Bianca Herbe